escritor-plot-twist

Ferramentas de escrita 01 – Plot generator (e afins)

Sabe, eu tenho aqui uma porção de sites guardados carinhosamente em meu favoritos, todos eles bem úteis para escritores e pessoas que criam em geral.

Vou começar a postar algumas das coisas que já encontrei por aí e que sempre me ajudam. A começar pelos sites do tipo “plot twist generator” e “plot generator”.

Explicação rápida: Plot Twist é aquele momento da história em que acontece uma reviravolta. Plot é o mesmo que enredo, ou trama.

Muitas vezes estamos escrevendo e acabamos travando em algum momento. Se tiver algum escritor que nunca passou por isso, que atire a primeira borracha. XD

Estas ferramentas, chamadas de “plot twist generator” vêm com ideias meio malucas às vezes, mas que servem para desobstruir nossas mentes. Serve também para dar ideias para novas histórias, e o legal é que de uma única frase centenas de ideias podem surgir.

Bem, não vou me alongar muito. Abaixo deixo a lista dos sites que uso (infelizmente nunca achei algo do tipo em português… se conhecer algo para incrementar, deixe nos comentários).

  • Writing Exercises: Este é um dos que mais gosto. Tem gerador de várias ideias diferentes (primeira linha, gerador de cenário, de personagem, de roteiro, etc) e uns desafios muito bons até para treinos bobos. Naveguem e sintam a inspiração fluir!
  • Warpcore SF: Gerador de ideias para ficção científica;
  • Writers Den Pantomimepony: Tem plot twist generator, tem eliminador de páginas em branco, primeiras linhas, dicas para escritores, etc.;
  • Sci-fi Ideas: Esta página gera duas ideias para ficção científica de forma randômica. Se quiser outras ideias, basta atualizar com um F5. O site também reúne muitas fontes de inspiração para escritores de ficção científica. Vale dar uma navegada;
  • NaNoWriMo Dare Machine: O site da NaNoWriMo criou, na parte voltada para jovens, uma máquina que te desafia. Basta entrar lá e clicar no botão “dare me” (me desafie). Aparecerá coisas do tipo “Introduza um personagem que só fale em palavras monosilábicas“, ou “Faça com que um personagem se embarace em público“. Bem legal para dar um rumo inesperado a cenas travadas.
  • Spring Hole: Um gerador simples de enredos bem bizarros. Mas exatamente por serem bizarros podem nos ajudar a pensar fora da caixa. Neste mesmo site tem outros geradores que pode conferir neste link.
  • Ran Gen: Site com gerador de plots e vários outros geradores interessantes. Basta navegar nos links do menu.
  • Plot Generator: Este site gera ideias ou pequenos contos inteiros com a ajuda de inserção de palavras-chave pelo usuário (você!). Interessante para se ter ideias, mas as histórias geradas não são boas como um “produto final”. Veja neste link um exemplo que fiz neste site usando como palavra chave apenas o texto “NANANA”.

Por enquanto é só. Em breve voltarei com mais dicas de sites criativos para escritores e artistas em geral. Fiquem ligados em meu Face para novidades 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *